--- title: "Análise Numérica - Trabalho Prático 3" author: - Diogo Cordeiro - Hugo Sales - Pedro Costa geometry: margin=2cm output: pdf_document --- ### Motivação Pretende-se interpolar uma função através do método de Newton em diferenças divididas, construir o spline cúbico natural e proceder a uma comparação e interpretação dos resultados obtidos. ### 1.a) using points_t = std::pair, std::vector>; using matrix_t = std::vector>; std::vector newton_differences(points_t points) { std::vector factors{}; auto &[x, fx] = points; int n = points.first.size(); for (int i = 1; i <= n; ++i) { factors.push_back(fx[0]); for (int j = 0; j < (n - i); ++j) { fx[j] = (fx[j + 1] - fx[j]) / (x[j + i] - x[j]); } } return factors; } double newton_polynomial(points_t points, std::vector factors, double x) { auto xs = points.first; int n = points.second.size() - 1; double val = 0; for (int k = 0; k <= n; ++k) { double acc = 1; for(int i = 0; i < k; ++i) { acc *= (x - xs[i]); } val += acc * factors[k]; } return val; } \pagebreak void exercise_a(points_t points) { auto &[xs, fx] = points; auto factors = newton_differences(points); std::ofstream poly{"a_polynomial.txt"}; for(double x = 0; x < 4; x += 0.001) poly << x << " " << newton_polynomial(points, factors, x) << '\n'; std::ofstream spline{"a_spline.txt"}; unsigned long n = xs.size(); matrix_t mat(n, std::vector(n + 1)); calculate_natural_cubic_spline_matrix(points, mat); for(double x = 0; x < 4; x += 0.001) spline << x << " " << natural_cubic_spline(points, mat, x) << '\n'; } ### 1.b) void calculate_natural_cubic_spline_matrix(points_t points, matrix_t &mat) { auto &[xs, fx] = points; int n = xs.size(); // Construção da matriz for (int i = 1; i < n - 1; ++i) { mat[i][i - 1] = (xs[i] - xs[i - 1])/6; mat[i][i] = (xs[i + 1] - xs[i - 1])/3; mat[i][i + 1] = (xs[i + 1] - xs[i])/6; mat[i][n] = (fx[i + 1] - fx[i])/(xs[i + 1] - xs[i]) - (fx[i] - fx[i - 1])/(xs[i] - xs[i - 1]); } mat[0][0] = 1; mat[0][n - 1] = 0; mat[n - 1][n - 1] = 1; mat[n - 1][n] = 0; // Passar para a forma triangular for (int k = 0; k < n; ++k) { for (int i = k + 1; i < n; ++i) { if (mat[k][k] != 0) { double mul = mat[i][k]/mat[k][k]; for (int j = k; j < n; ++j) { mat[i][j] -= mul * mat[k][j]; } mat[i][n] -= mul * mat[k][n]; } } } \pagebreak // Resolução da matriz for (int i = n - 1; i > 0; --i) { if (mat[i][i] != 0) { double mul = mat[i - 1][i]/mat[i][i]; for (int j = 0; j < n + 1; ++j) { mat[i - 1][j] -= mul * mat[i][j]; } mat[i][n] /= mat[i][i]; mat[i][i] = 1; } } } double natural_cubic_spline(points_t points, matrix_t &mat, double x) { auto &[xs, fx] = points; int n = xs.size(); int i = 0; for (int i_ = 0; i_ < n; ++i_) { if (xs[i_] > x){ i = i_; break; } } double hi = xs[i] - xs[i - 1]; return mat[i - 1][n] * std::pow((xs[i] - x), 3)/(6 * hi) + mat[i][n] * std::pow((x - xs[i - 1]), 3)/(6 * hi) + (fx[i - 1] - mat[i - 1][n] * (hi * hi)/6)*(xs[i] - x)/hi + (fx[i] - mat[i][n] * (hi * hi)/6)*(x - xs[i - 1])/hi; } void exercise_b() { points_t points; auto &[xs, fx] = points; auto f = [](double x) { return 4 * std::pow(x, 2) + std::sin(9 * x); }; for (double x = -1; x <= 1; x += (1 - -1)/8.0) { xs.push_back(x); fx.push_back(f(x)); } std::ofstream poly{"b_polynomial.txt"}; auto factors = newton_differences(points); for(double x = -1; x < 1; x += 0.001) poly << x << " " << newton_polynomial(points, factors, x) << '\n'; std::ofstream spline{"b_spline.txt"}; unsigned long n = xs.size(); matrix_t mat(n, std::vector(n + 1)); calculate_natural_cubic_spline_matrix(points, mat); for(double x = -1; x < 1; x += 0.001) spline << x << " " << natural_cubic_spline(points, mat, x) << '\n'; } ### 2.a) ![Comparação Polinómio e Spline](a.png){ width=10cm } Através dos graficos é possivel verificar que os valores das funções coincidem no pontos de interpolação, como era esperado. Não é possivel determinal qual a melhor aproximação sem conhecer a função original. O programa foi modificado para imprimir a matriz inicial assim como o resultado final, que foi utilizado para calcular o vetor resíduo e a norma deste. Este script encontra-se em baixo. #!/usr/bin/env python3 import numpy as np from scipy.linalg import solve from numpy.linalg import norm # Matriz construída pelo programa em C++ A = np.matrix([[1, 0, 0, 0, 0, 0], [0.166667, 0.666667, 0.166667, 0, 0, 0], [0, 0.166667, 0.5, 0.0833333, 0, 0], [0, 0, 0.0833333, 0.333333, 0.0833333, 0], [0, 0, 0, 0.0833333, 0.5, 0.166667], [0, 0, 0, 0, 0, 1]]) b = np.array([0, 1.2, -1.2, 0.8, 0.4, 0]) x2 = np.array([0, 2.76846, -3.87386, 3.30622, 0.248963, 0]) x = solve(A, b) print(norm(x - x2)) Obteu-se para a norma do vetor resíduo o valor $1.0e-05$ que é considerado aceitável visto que os dados são apresentados com dois algarismos significativos. \pagebreak ### 2.b) #### i) $$ \begin{array}{c|ccccccccc}{x_{i}} & {-1} & {-0.75} & {-0.5} & {-0.25} & {0} & {0.25} & {0.5} & {0.75} & {1} \\ \hline {f_{i}} & {3.58788} & {1.79996} & {1.97753} & {-0.528073} & {0} & {1.02807} & {0.0224699} & {2.70004} & {4.41212} \end{array} $$ #### ii) ![Comparação de polinomio, spline e a função](b.png){ width=10cm } De forma análoga ao exercício 2.a) foi calculada a norma do vetor resíduo usando o seguinte script: A = np.matrix( [[1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0], [0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0, 0, 0, 0, 0, 0], [0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0, 0, 0, 0, 0], [0, 0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0, 0, 0, 0], [0, 0, 0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0, 0, 0], [0, 0, 0, 0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0, 0], [0, 0, 0, 0, 0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667, 0], [0, 0, 0, 0, 0, 0, 0.0416667, 0.166667, 0.0416667], [0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1]]) b = np.array([0, 7.862, -10.7327, 12.1347, 2, -8.13471, 14.7327, -3.862, 0]) x2 = np.array([0, 73.9996, -107.31, 97.6564, 7.91753, -81.3265, 122.156, -53.7109, 0]) x = solve(A, b) print(norm(x - x2)) Obteu-se para a norma do vetor resíduo o valor $9.0e-04$ que é considerado aceitável visto que este valor tem uma magnitude pequena. \pagebreak #### iii) x | f(x) | p(x) | abs(f(x)-p(x)) | s(x) | f(x)-s(x) -----|------------|----------|--------------------|-------------------|------------------- 0.30 | 0.78737988 | 0.923318 | $$ 1.4*10^{-1} $$ | 0.826621 | $$ 4.0*10^{-2} $$ 0.83 | 3.68278040 | 4.834190 | 1.2 | $$ 2.4*10^{-1} $$ | $$ 2.4*10^{-1} $$ Verificamos que o erro do spline cubico é inferior em ambos os casos. Além disso em ambos os casos o erro é maior quando a abcissa é mais distante do centro do intervalo. #### iv) É possivel observar que a interpolação pelo spline aproxima, em geral, melhor a função dada do que o polinomio. Em particular verifica-se que o erro do polinomio acentua-se à medida que as abcissas se afastam do centro do intervalo de interpolação.